PARTICIPE DO NOSSO SITE
Escreva para nosso blog e crie discussão no nosso Fórum
Manual de bolso do jovem pesquisador: da iniciação científica ao pós-doutorado, vol. 1.: iniciação científica
O que é Iniciação Científica
O método científico é o processo pelo qual procura-se estudar o mundo a nossa volta valendo-se de ferramentas e metodologias pré-estabelecidas. Além dessas ferramentas e metodologias, temos “pessoas” que interagem para aplicarem essas ferramentas e metodologias à resolução de problemas da nossa sociedade.
A Iniciação Científica (IC) pode ser vista como o primeiro contato com esse ecossistema (pessoas + metodologias e ferramentas + instituições). Posto desta forma, é de extrema importância que esse período seja bem feito. Quando possível, que instruções sejam dadas.
Esse ebook conta com:
Exercícios para reflexão;
Blog online continuando as discussões;
Fórum;
Site dedicado ao ebook;
Possibilidade de falar com o autor;
Podcast;
Mais por vir! 😎😎
MAIS VENDIDOS EM "PESQUISA EM EDUCAÇÃO E LIVROS DE REFERÊNCIA"
Nº 4 em Pesquisa em Educação e Livros de Referência 😎😁😀
MAIS VENDIDOS EM PESQUISA EM EDUCAÇÃO E LIVROS DE REFERÊNCIA
Entre 10 da Amazon "Mais Vendidos em Pesquisa em Educação e Livros de Referência" 😎😁😀
NA LISTA DOS MAIS BAIXADOS
Estamos desde o lançamento na lista do 100 mais baixados da Amazon Kindle Store, em educação. 😎😁😀
Um relato de jovem pesquisador para jovem pesquisador
MANUAL DE BOLSO DO JOVEM PESQUISADOR: DA INICIAÇÃO CIENTÍFICA AO PÓS-DOUTORADO
Manual de bolso do jovem pesquisador: da iniciação científica ao pós-doutorado é uma iniciativa do jovem pesquisador Jorge Guerra Pires. O livro foi escrito pensando nos jovens pesquisadores, sem pensar em agradar instituições e professores. Pode ser uma excelente fonte de conhecimento. Apesar de ser bem superficial nos tópicos, o mesmo pode ser o ponto de partida para leituras mais aprofundas.
BIO DO AUTOR, JORGE GUERRA PIRES
O que tenho feito. venho escrevendo e ensinando modelagem de sistemas biológicos para leigos desde o doutorado, onde lancei alguns cursos locais, na Universidade de L’Aquila, onde fiz meu mestrado e doutorado. Desde então, tenho alimentado um canal do YouTube, blogs e outras formas de disseminar conhecimento e discussões, com um forte enfoque online. Sou literalmente apaixonado por biologia, matemática, programação, e qualquer coisa que faça meu cérebro funcionar!
Formação. Possuo um doutorado pela Universidade de L’Aquila/Itália, reconhecido no Brasil pela Universidade de São Paulo (USP) em bioinformática. Fiz 2 pós-doutorados, um pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e outro pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Também fiz um mestrado duplo pela Universidade de L’Aquila e Técnica de Gdansk/Polônia; minha graduação é pela Universidade Federal de Ouro Preto em Engenharia de Produção.
Quem foi e é o estudante Jorge Guerra Pires? não foi um estudante modelo, inquieto, sempre questionou muito; curiosamente, não podemos questionar ao aprender, método de Sócrates. Esse manual é uma das inquietações; isso irritou muito professores, mas também cativou o coração de outros. Nosso sistema acadêmico pode ser muito "acadêmico", insatisfação demostrada em vários escritos, entre elas, esse manuscrito.
NOSSA MISSÃO
08 Janeiro 2021
“Manual de bolso do jovem pesquisador: da iniciação científica ao pós-doutorado” possui como missão disponibilizar insights para jovens pesquisadores, de forma que os mesmos possam navegar nessa carreira muitas vezes desafiadora, mas extremamente importante para o progresso da ciência! Não teríamos ciência sem jovens pesquisadores. Mesmo os gigantes um dia foram jovens, aprendendo ABC. Uma observação que fiz já no meu mestrado: quem realmente carrega a pesquisado do Brasil nas costas são os jovem pesquisadores (graduação, mestrado, doutorados, e postdocs). Somos nós os pesquisadores, correndo risco e colocando nossas caras a tapa; somos nós fazendo o trabalho árduo.
“A genius is not born, but is educated and trained.”
Laszlo Polgar
"Nesta etapa da prática universitária, o estudante-pesquisador exerce os primeiros momentos da pesquisa acadêmica, como a escrita acadêmica, a apresentação de resultados em eventos, a sistematização de ideias, a sistematização de referenciais teóricos, a síntese de observações ou experiências, a elaboração de relatórios e demais atividades envolvendo o ofício de pesquisador." Wikipédia